MES são sistemas que integram a automação no chão-de-fábrica a um sistema de gerenciamento de informação, potencializando as informações de controle de processo, para analíse e interação, entre as diversas áreas da industria.
Algumas aplicações de MES desenvolvidas pela Techadvance:
- Sistemas de Controle e Gerenciamento de Produção (Execução, Planejamento, Relatórios)
- Controle Estatístico de Processo (CEP)
- Rastreabilidade de processo
- Sistema de Controle de Eficiência e Gerenciamento de Paradas (OEE, Downtime, Perdas & Ganhos)
- Sistemas de AutoControle / Gerenciamento de Processos (Expedição, Recebimento, Logging, etc)
- Sistemas de Manutenção Preditiva e Preventiva
- Integração MES / ERP (Sistemas de Gestão Empresarial).
A competição global exige das empresas rapidez na tomada de decisão, comprometimento com prazos a cliente, máxima produtividade e qualidade, redução de custos e margens. Para isto é fundamental integrar a produção ao sistema de negócios. A integração MES/ERP é a ferramenta obrigatória para atingir este nível.
ERP é o sistema responsável por administrar a empresa em geral, centralizando as informações relativas a todas área de negócios. Entretanto nem todos sistemas de ERP conseguem integrar todos processos, principalmente os mais específicos. Nesse âmbito existem várias categorias de sistemas que o complementam como o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM), CRM, APS, MES entre outros.
A integração dos sistemas de MES trabalha como suporte e coordenação de todos estes sistemas. Como representante da área de Produção tem como objetivo suprir as deficiências, potencializando o sistema de negócios com informações precisas, confiáveis e on-line do processo garantindo uma dinâmica empresarial segura e tomadas de decisões fundamentadas.
A Techadvance possui um histórico forte em integração de MES com sistemas de ERP como o SAP R/3, Baan, Microsiga, ABC71 entre outros.
e-Manufacturing
O e-Manufacturing proporciona uma troca de informação direta entre a manufatura e os sistemas de CRM (Customer Relationship Management) , SCM e ERP. O resultado é a capacidade de resposta da manufatura em se ajustar para atender as demandas e as oportunidades criadas com o e-business,ajudando a posicionar o cliente como foco das estratégias de negócios.
As soluções de APS (Sistemas de Planejamento Avançado) integram-se facilmente com as soluções de MRP e MRPII convencionais e o chão-de-fábrica permitindo operações mais precisas e coordenadas no processo produtivo e dando suporte a cadeia logística.
O e-Manufacturing estabelece o sincronismo de operações entre fornecedores, clientes e a produção, eliminando custos e aumentando a eficiência global dos processos de negócios.
Rastreabilidade da produção: Além da informações de processo é possível determinar a procedência em um único relatório.
CEP: Controle estatístico histórico ou on-line das variáveis de processo, cálculo de desvio, Cpk(capabilidade), histogramas.
Sistema Automático de Expedição: Integrado ao sistema de ERP, aumenta a eficiência no carre-gamento, otimiza o processo de faturamento e fluxo nas balanças.
Controle de paradas: Identificação automática dos tempos de paradas,divisão por classes e motivos, cálculos de utilização, produtividade, eficiência, etc.