Casos de Sucesso - Vale do Rio Doce


Migração do Sistema Supervisório

Introdução

O projeto que será apresentado a seguir foi desenvolvido para a empresa Vale Fertilizantes localizada na cidade de Uberaba. O projeto proposto é a migração de todo o sistema supervisório Wizcon das áreas de ácido sulfúrico, ácido fosfórico, geradores e terminal de recepção de rocha fosfática para o sistema superviório Ifix 5.1.

Este complexo industrial ocupa uma área de 7.350.890 m², e é dividido em duas unidades, o CIU1 e CIU2, ambas as unidades produzindo e expedindo fertilizantes.

Todas as áreas descritas anteriormente fazem parte do CIU1 englobando quase toda a unidade do complexo.

Objetivo

Vários fatores motivaram essa migração do supervisório Wizcon para o Ifix. O primeiro deles foi que haviam vários problemas no supervisório visto que o mesmo já estava rodando no complexo a mais de 10 anos e nesse período de tempo vários problemas foram se acumulando sem que fossem solucionados. Outro fator preponderante foi que a versão do Wizcon que era utilizada foi descontinuada e não havia mais suporte para a mesma.

Descrição da Estrutura do Sistema

Durante a concepção do projeto definiu-se a melhor arquitetura de interligação do sistema supervisório com os PLC's das áreas. Pensou-se numa arquitetura que fosse segura e ao mesmo tempo eficaz e por isso decidiu-se utilizar uma arquitetura cliente-servidor para os supervisórios com redundância de servidores, estações clientes bem como switch's de rede e no-breaks. Esse método evita ao máximo possíveis falhas que possam ocorrer em equipamentos como servidores e estações de operação ou então no meio físico de rede.

Com o método utilizado acima as estações de operação de cada área estão interligadas, possibilitando ao operador operar qualquer planta da área a partir de qualquer estação ligada ao servidor.

Em todas as áreas os PLC's existentes são da GE Fanuc modelo 90-30, a coleta de dados desses PLC's é feita utilizando o driver GE9 do Ifix.

Desenho das Novas Telas

Todas as telas do sistema supervisório Wizcon foram redesenhadas seguindo novos padrões que a Vale Fertilizantes decidiu adotar em conformidade com os desenhos das telas que estão sendo utilizadas em sua mais última ampliação do complexo industrial. Foram criadas telas com desenhos mais modernos que facilitam a visualização do operador e consequentemente fazem com que o operador tem uma visão mais ampla sobre as inúmeras variáveis do processo.

Foi criado também um novo padrão de navegação entre as telas do sistema supervisório. Isto foi feito para que o operador possa acessar mais de uma planta em uma mesma estação de operação.

Benefícios do Sistema

Com esse novo sistema supervisório vários problemas que existiam anteriormente puderam ser resolvidos durante a migração dos sistemas; problemas que há vários anos persistiam e não eram solucionados foram resolvidos por nossa equipe durante a transição.

Com a troca da arquitetura de rede houve também uma grande melhora no desempenho do sistema, visto que com o Wizcon havia uma grande lentidão no sistema, o que atrapalhava bastante o trabalho da operação.

O sistema se tornou mais seguro, pois não existiam estações de operação de reserva para quando houvesse falhas nas mesmas. Agora os operadores dispõem de várias estações e também de sistemas redundantes para casos de falha.